Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Representação feminina na câmara municipal de Tutóia Maranhão



 Análise: 

 A eleição de 2024 em Tutoia–MA foi marcante por dois fatores que merecem ser mencionados. Uma eleição “histórica e acirrada” na concepção da polarização entre dois grupos que se enfrentaram nas urnas e que remete a uma análise a ser discutida nos próximos capítulos da história política da cidade. 

No entanto, como o foco desta postagem não é uma visão da disputa no geral, mas sim o fator feminino no cenário político, endereça-nos a observar o quão importante é a participação das mulheres na política na totalidade.

Mulheres são importantes na política para garantir a diversidade e a eficácia democrática e para assegurar que políticas públicas atendam às necessidades da classe. A participação feminina na política é tão importante que dessa participação depende a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Mulheres na política contribuem para a promoção de uma agenda que prioriza questões como saúde, educação, direitos reprodutivos e combate à violência contra a mulher, além de desafiar estereótipos de gênero e inspirar futuras gerações.

Como mencionado no início do texto, através das eleições desse ano de 2024, a cidade de Tutoia deu um passo importante para a participação mais efetiva da ala feminina, elegendo 4 mulheres para compor a câmara municipal do município. Essa análise merece ser registrada pelo fato de que nos anos anteriores a participação feminina era muito tímida. 

Das 15 cadeiras no legislativo municipal, 4 serão merecidamente preenchidas por elas:

Jamilza Baquil, reeleita pelo PDT, com 1.247 votos, indo assim para seu terceiro mandato.

Professora Lucilda que disputou pela primeira vez, pelo PRD, e tirou 968 votos.

Beth da Pesca, que também disputou pela primeira vez pelo PDT, foi eleita com 833 votos.

Dona Dulce do Arpoador conseguiu sua reeleição pelo PDT com 679 votos.


Contudo, é de fundamental importância saber os próximos capítulos da política local, e para isso, esse será o canal. A participação da população civil no futuro do município é indiscutivelmente necessária. 

Jamilza Baquil 
PDT 

Professora Lucilda 
PRD

Beth da Pesca 
PDT




Dulce do Arpoador 
PDT



Nenhum comentário:

Postar um comentário