Exclusivo | Laudo técnico aponta que o pátio da escola caiu após intervenção externa - Blog LEANDRO ROCHA

Blog LEANDRO ROCHA

VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 5 de dezembro de 2021

Exclusivo | Laudo técnico aponta que o pátio da escola caiu após intervenção externa

Parecer Técnico de Vistoria Predial de Engenharia realizado para verificação das condições da estrutura colapsada do telhado de uma escola pública no povoado de Lagoa Grande dos Cabrinhas pertencente ao município Tutóia



 
Assim como a saúde humana requer cuidados constantes para o bom funcionamento de todos os órgãos, por meio de check-ups médicos, também as edificações necessitam ter suas especificações, condições técnicas e de funcionamento, periodicamente examinadas através de check-ups prediais.
O check-up predial é, portanto, uma inspeção predial cujo objetivo é avaliar tecnicamente o “estado de conformidade de uma edificação”, com base nos aspectos de desempenho, vida útil, segurança, conservação, manutenção, utilização, operação e as expectativas dos usuários.
Importante lembrar que a Inspeção Predial é um tipo específico de vistoria. Portanto, o Parecer Técnico é o documento que segue diretriz técnica prevista em normas brasileiras para ser elaborado, a fim de demonstrar todas as etapas do trabalho e fundamentar conclusão.
 
 O presente Laudo Técnico de Inspeção Predial foi elaborado em obediência às diretrizes atribuídas pelas Normas Técnicas Brasileiras aprovadas e regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e da Norma de Inspeção Predial Nacional do IBAPE (Instituto Nacional de Avaliações e Perícias de Engenharia), sendo imprescindíveis as suas recomendações, convenções e requisitos em todas as manifestações escritas, tais como: Pareceres e Laudos Técnicos de Engenharia.
 A edificação, objeto deste estudo, visa determinar as condições em que houve o colapso da estrutura do telhado do pátio da escola U.I. José Matos Silva, localizada no Povoado Lagoa Grande dos Cabrinhas, zona rural da cidade em Tutóia - MA



O presente trabalho tem por finalidade a realização de uma inspeção predial como um “Check-up” da edificação com a finalidade de averiguação e procedimentos técnicos investigativos da Engenharia Diagnóstica, de elementos construtivos, com o objetivo de identificar e relatar as anomalias construtivas e falhas de manutenção que interferem e prejudicam a funcionalidade, suas instalações, seu desempenho, vida útil, análise de risco oferecido aos usuários, patologias, danos físicos e vícios construtivos existentes , bem como relatando o nexo causal, apontando as possíveis causas que deram origem às manifestações, recomendando os procedimentos necessários para as obras de reparo.


Planta baixa do imóvel

A inspeção foi realizada na parte interna da escola no dia 20 de novembro de 2021 onde esteve presente o engenheiro civil Marco A F Britto, que através de uma análise sensorial, identificou no local possíveis sinais de ruptura da estrutura, buscando estudar os mecanismos, suas causas e origens, e foram obtidas informações com a coordenadora Daiana da Paz do Nascimento e com a gestora Valdeir dos Santos Ramos que relataram as seguintes informações.

No dia 22 de julho de 2021, iniciou-se a reforma da escola Unidade Integrada José Matos Silva, pertencente ao município de Tutoia - MA. A coordenadora Daiana acrescentou que a reforma iniciou com uma equipe de trabalhadores da localidade, visto que o responsável pela obra não estava satisfeito com o resultado dessa equipe, resolveu assim substituí-los por outra equipe mais ágil, pois assim teria que entregar a obra no prazo acordado. Com isso os moradores ficaram insatisfeitos com a substituição da primeira equipe (moradores da região), pois, desejavam que a prefeitura lhe construísse uma outra escola e não uma reforma.

Após a entrega da reforma no dia 28 de setembro de 2021, deram início às atividades normais da escola com reuniões com os moradores e com os pais dos alunos. No dia 02 de novembro de 2021, no horário entre 13:30 e 13:45 (35 dias após a reforma), a coordenador Daiana, relatou que ouviu um barulho muito alto vindo da escola, foi então que constatou o desabamento da estrutura de telhado do pátio. Após o término da inspeção da estrutura do pátio, a coordenadora Daiana afirmou que a vibração do desabamento dos telhados havia causado rachaduras na parede na lateral esquerda do imóvel, onde foi constatado que não havia correlação com o colapso da estrutura do telhado, e sim com a forma com que foi instalado um split de ar-condicionado, onde o instalador abriu um buraco na parede próximo ao forro de gesso para a instalação da condensadora e da evaporadora na parte externa do prédio, causando fissuras no reboco da parede e no forro de gesso. a coordenadora Daiana e a gestora Valdeir relataram que o imóvel danificado seja reformado para uma unidade de saúde e que há uma reivindicação junto a prefeitura para que seja construída uma nova escola ao lado da mesma.

ANÁLISE TÉCNICA

O termo “patologia” é utilizado de forma a mencionar e relacionar os problemas falhas
que ocorrem na fase de concepção, execução e utilização da edificação, gerando diversas
causas para o surgimento de anomalias, a qual está diretamente ligada à eficiência e
durabilidade dos materiais e as técnicas construtivas necessárias para assegurar o desempenho diretamente associado a Vida Útil de uma edificação, o conforto das pessoas querem transitam no local e o aspecto estético da edificação. A patologia é entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas e inexistência de pontos de apodrecimento na madeira e que as tesouras da estrutura possivelmente quebraram na queda.


CONCLUSÃO

Em decorrência das informações coletadas, a inspeção técnica e análise dos fatos, é possível concluir uma possível intervenção externa de forma contundente contra a base do segundo pilar esquerdo (Figura 12) ocasionando colapso na estrutura, elevando o grau de criticidade para o nível MAXIMO, pois tais anomalias relatas neste parecer prejudicam a segurança dos usuários.
Com base na inspeção realizada, que se faz necessário o tratamento. Quanto mais breve forem realizadas as respectivas recuperações, será mitigado o aumento das áreas anômalas, preservando a integridade das estruturas, do conforto interno e da estética da edificação, além da saúde dos usuários.
Se faz necessário um programa de manutenção programada da estrutura e de todo o complexo face o ambiente onde foi erguida, evitando corrosão de armadura, perda de secção e enfraquecimento do sistema construtivo.
Neste sentido, concluímos o presente documento sem mais nada a acrescentar e colocamo-nos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas que possam vir a surgir mediante a análise do mesmo.
À vista disso, apresentamos nossas atenciosas saudações.



Acesse o laudo no link 👇


Marco Aurélio Ferro de Britto
Engenheiro Civil
Crea/MA 111935162-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here