Vilão ou mocinho? Segredo do café é a quantidade - Blog LEANDRO ROCHA

Blog LEANDRO ROCHA

VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 30 de julho de 2019

Vilão ou mocinho? Segredo do café é a quantidade



Essa bebida está presente em 98% das residências no País e é a bebida mais consumida entre os brasileiros depois da água. Paixão nacional, o cafezinho tem destaque no café da manhã e segue acompanhando o dia a dia das pessoas, no trabalho e nas refeições seguintes. A bebida, que tem várias formas de "tirar", indo do tradicional coado, ao requintado expresso, é controversa quando se trata da saúde.

Os efeitos do café no organismo são controversos, associados com efeitos negativos com o aumento da pressão arterial, os níveis de colesterol, por um lado, e protetor contra doenças cardiovasculares e estimulador do metabolismo, de outro.
Derivam de substâncias bioativas como a cafeína, estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco, os ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes, e diterpenos, relacionados com o metabolismo lipídico.

Uma linha estudada trata da ação antioxidante do café, por ser uma das fontes dietéticas mais ricas de ácidos clorogênicos, um polinefol vegetal. Isso indica a inibição de inflamações e risco menor de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias. Mas o consumo em excesso, de mais de três xícaras por dia, em média, pode causar algum tipo de mal e estar a associado com pressão alta ou gerar ansiedade.

O café está associado a milhares de benefícios. É antioxidante, ajuda no emagrecimento, na prevenção de várias doenças e seu uso diário acaba ajudando em questões como stress e prevenção da doença de Alzheimer. A chave está na quantidade, no consumo sem exagero.

A maneira como o café é produzido também afeta suas propriedades e, claro, o sabor. Entre os pecados estão deixar a água ferver, colocar pó demais (o recomendado é 10 gramas para cada 100ml) e fazer líquido demais e deixar esquentando na cafeteira ou guardado na garrafa térmica. O prazo limite para reaproveitar a bebida é de 30 minutos.

Dicas:
- Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente;
- Se for utilizar coador de pano, lave somente com água;
- Filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros
- Não compacte, nem aperte a camada de café no filtro;
- Escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer a bebida
- A água deve ser pura e limpa, preferencialmente filtrada ou mineral.

Rebeca Ramos
NUTRICIONISTA

#Café #Nutricionista #ClínicaFisioVida

(98)98844-1623

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here