Se a criança recusa alimentos, como pais e cuidadores devem agir? A Nutricionista Rebeca Ramos da Clínica FisioVida dá dicas para ajudar a alimentar melhor a criança
Meu filho não quer comer. O que devo fazer? “Esta é uma queixa frequente de mães de crianças entre 1 e 2 anos, e o primeiro passo para resolver o problema é observar se a criança realmente está comendo pouco”, orienta a nutricionista Rebeca Ramos da Clínica FisioVida.
Aos pais e cuidadores preocupados com a criança que não quer comer, a especialista indica uma maneira prática de certificar se ela realmente está comendo pouco: observar a curva de crescimento, presente na Caderneta de Saúde da Criança ou através de um acompanhamento com um profissional de saúde.
“Se a curva de crescimento estiver adequada, ou seja, se a criança está ganhando peso e crescendo adequadamente, é sinal de que a quantidade de alimentos ingeridos está apropriada”, explica a nutricionista. “Mas se a criança não está comendo bem e a curva de crescimento demonstrar que ela está ganhando pouco peso, é preciso que um profissional da saúde tente descobrir o que está acontecendo.”
Rebeca destaca que somente após avaliação do profissional da saúde que acompanha a criança será possível verificar se doenças comuns da infância podem estar resultando na redução do apetite e no baixo ganho ou perda de peso apresentada.
- 11 sugestões práticas para lidar com a criança que não quer comer:
1. Fazer do horário da refeição um momento tranquilo e de prazer.
2. Variar os alimentos e procurar oferecer preparações saborosas.
3. Colocar diversos alimentos no prato para proporcionar mais opções.
4. Montar um prato com apresentação atraente para que a criança se sinta motivada a comer.
5. Oferecer a comida da criança no mesmo horário da refeição da família.
6. Na hora de ofertar a comida, conversar com a criança e manter tranquilidade, não deixando transparecer preocupação.
7. Não obrigar a criança a comer e não insistir para que ela raspe o prato. Parar de alimentá-la quando perceber que ela está satisfeita.
8. Não oferecer recompensas, como doce, brinquedo, televisão, para fazer com que a criança coma mais.
9. Se houver rejeição frequente de determinados alimentos, não deixar de oferecê-los: apresente-os de forma diferente.
10. Se a criança recusar a refeição, não a substituir por lanches/merendas ou algum alimento preferido pela criança. O ideal é esperar um tempo e, se perceber que a criança está com fome, preparar um novo prato com a comida que foi oferecida na refeição recusada; ou então esperar o próximo horário de refeição.
11. Não oferecer outros alimentos, nem o leite materno, em horário muito próximo das refeições.
Para maiores informações agende uma consulta! 📲 (98) 98844-1623
#NutriçãoInfantil #DraRebecaRamos #Nutricionista #ClínicaFisioVida
Post Top Ad
Responsive Ads Here
sexta-feira, 15 de março de 2019

Dicas da nutricionista: Meu filho não quer comer, o que devo fazer?
Tags
# Nutricionista em Tutoia
Share This
About Leandro Rocha
Nutricionista em Tutoia
Marcadores:fotos e negocios
Nutricionista em Tutoia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Bottom Ad
Responsive Ads Here
Author Details
Templatesyard is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of templatesyard is to provide the best quality blogger templates which are professionally designed and perfectlly seo optimized to deliver best result for your blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário