Na última quarta-feira, 25 de julho de 2018, o CAE - Conselho de Alimentação Escolar, participou do lançamento do curso de capacitação para as Merendeiras das Escolas Municipais de Tutóia que aconteceu na Escola São Judas Tadeu.
Para melhorar a gestão e a qualidade da merenda escolar em todas as escolas do município , o Conselho de Alimentação Escolar provocou o governo Municipal para a realização desse evento.
O objetivo da capacitação é orientar e alertar sobre os principais problemas encontrados pelos Conselheiros, problemas esses identificados através de visitas in loco, sem agendamento prévio, às cantinas e locais de armazenamento de alimentos.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) possui a função de fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.
Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino, trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.
O CAE também reenvidicou um espaço próprio para reuniões e planejamentos, para que possa continuar atuando sistematicamente, apurando denúncias, notificando as direções e fiscalizando a gestão de recursos.
Rosário Ramos
Presidente do CAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário