A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada "giba".
A maioria das curvaturas congênitas aparece e é visível ao nascimento, no entanto, algumas anormalidades congênitas leves podem não aparecer durante o crescimento. Em geral, o uso de colete nestas curvaturas é ineficiente e, se houver progresso da curva, será necessária à cirurgia.
As principais indicações para a cirurgia são as seguintes: compressão medular, progressão da curva, dor intensa, dificuldade respiratória e estética.
Primeiramente de-se retirar a dor do paciente com recursos antálgicos como: crioterapia, criomassagem, tens, calor superficial (infravermelho) ultra-som etc.
Após a retirada da dor do paciente, é essencial começar com os exercícios. Se houver rigidez articular deve-se realizar exercícios ativos assistidos ou ativos livres da coluna e dos membros superiores e inferiores. Os exercícios devem ser direcionados para o sentido contrário ao da curvatura. É muito importante realizar fortalecimento muscular do tronco e dos membros. A postura e a marcha também deve ser reeducada.
Dra Rosário Ramos /Fisioterapeuta
🌸Clínica FisioVida
Nenhum comentário:
Postar um comentário